fbpx

Teve Covid-19? Preste atenção nas suas unhas!

Além dos principais sintomas já conhecidos da Covid-19, uma série de novos sintomas, por vezes incomuns, foram descobertos. De acordo com informações do Medical Xpress baseado em um artigo publicado pela National Center for Biotechnology Information (NCBI), unhas deformadas e sem cor podem surgir algumas semanas após o contágio.

Apelidado de “Unhas de Covid”, o sintoma também é chamado de unha meia-lua vermelha, já que forma uma faixa arredondada sobre a área branca na base das unhas. Segundo o estudo, o padrão do aspecto nas unhas que tem sido visto é raro de acontecer, porém, várias queixas foram relatadas e o sintoma pode ser percebido mais cedo que outros.

Um outro estudo, também pulicado na National Center for Biotechnology Information, observou casos conhecidos como “linhas de Beau” relacionados à Covid-19. Neste caso, a unha possui reentrâncias horizontais na base das unhas das mãos e pés e tendem a aparecer em um período de quatro semanas ou mais após uma infecção.

Mas como que ocorre?

As linhas de Beau acontecem quando há uma interrupção temporária no crescimento das unhas devido a um estresse físico no corpo como, por exemplo, uma infecção, desnutrição ou efeitos colaterais de medicamentos. 

​​Ainda assim, importante ressaltar que estes sinais não são exclusivos da Covid-19, podendo surgir como resultado de muitas doenças diferentes. Portanto, se for o caso de lhe aparecerem, não tome isso como um sinal de que foi infetado pelo vírus respiratório. Confira aqui algumas das anormalidades nas unhas podem indicar doença subjacente ou sistêmica:

  • baqueteamento das unhas, o que pode indicar um problema pulmonar ou doença inflamatória intestinal;
  • unhas em forma de colher (coiloníquia), o que pode indicar anemia ou hemocromatose (muito ferro no sangue);
  • separação das unhas do leito ungueal, conhecida como onicólise, que pode ser um sinal de tireoide hiperativa (hipertireoidismo).

Não existe um tratamento para linhas de Beau, já que o aspecto deve sumir conforme as unhas crescem e, claro, seja resolvido o problema que causa as pausas no crescimento.

Fique atento a saúde dos seus pés e unhas. Considerada uma atividade auxiliar à medicina, a podologia tem como função promover a saúde dos pés, prevenindo e tratando problemas específicos. Há, também, o ganho em estética, auto-estima e qualidade de vida!

Conheça já os nossos tratamentos e agende a sua consulta!

É a sua primeira vez com a gente? Temos 15% de Desconto no seu primeiro tratamento!

Acesse aqui: https://ayak.com.br/#aclinica

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Ricardo Luiz

Ricardo Luiz

Administrador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

 Ver tudo