Quem nunca ouviu falar de acupuntura, que atire a primeira pedra. Enquanto muitas pessoas têm vontade de fazer essa sessão terapêutica, muitas outras ficam receosas por conta das agulhas e, em alguns casos, até pela quantidade delas. Confessamos que parece ser doloroso e agonizante, mas só parece mesmo. Pensando bem, você sabe como funciona a acupuntura?

Bom, antes de tudo ela consiste em um tratamento terapêutico, ou seja, que procura aliviar tensões mentais e corporais. No corpo, temos mais de 200 pontos conectados por caminhos (meridianos) em que a energia deve fluir livre e tranquilamente. São neles que as famosas “agulhas” são aplicadas. Ah, e se não fluir normalmente, disfunções, doenças e desequilíbrios podem acontecer. 

Quando a agulha é inserida no corpo, ela ativa pequenos pedaços do tecido conjuntivo que estimulam músculos e nervos. Isso faz com que uma série de coisas aconteçam, como, por exemplo, a liberação de hormônios, ativação de substâncias químicas e anti-inflamatórias, relaxamento, entre vários outros aspectos. Até então, ficou bem claro, que é positivo e seguro, mas vamos ver um pouquinho melhor sobre os motivos para se fazer acupuntura.

The physiotherapist is doing acupuncture on the back of a female patient. Patient is lying down on a bed.

1. Ela trata dores crônicas

Sabe aquelas dores que perduram por meses e, em alguns casos, acabam em cirurgias invasivas? Sejam elas originadas de artrite, fibromialgia ou lesões, por exemplo, a acupuntura pode ser a salvação desse problema. Estudos já verificaram que realmente existe uma eficácia no tratamento da dor e na redução dos sintomas.

2. Acelera a recuperação

Você acha que quando os grandes atletas se machucam durante a prática de seus esportes vão direto para a cirurgia ou massagem? Dependendo do caso, é claro, isso acontece, mas em grande parte das vezes eles adotam a acupuntura como forma de aliviar a dor e se recuperar do acidente. Além de ativar a musculatura, ela também ajuda na circulação do sangue, o que faz irrigar melhor o tecido ferido.

3. Redução do estresse

Como foi dito no início deste blog, a acupuntura influencia nas funções biológicas do corpo, como a liberação de hormônios. Existem partes do nosso corpo que, quando tratadas da maneira certa, estimulam uma produção hormonal que resulta na redução de estresse e aumento da satisfação. Irritação? Nunca mais!

4. Livra as dores de cabeça

Analgésicos ou agulhas? Uma dúvida e tanto, né?! Para dores de cabeça, sejam elas causadas por irritação, pancadas, lesões ou tensão, a acupuntura é uma ótima solução. Como você viu nos tópicos acima, ela ajuda na circulação do sangue, libera uma série de hormônios e colabora para o alívio das dores rapidamente, tirando que seus efeitos duram bem mais do que os remédios que costumamos tomar. 

5. Depressão

Por ser uma situação de muito estresse e grande carga emocional, a acupuntura é um grande ponto na vida da pessoa que passar por uma difícil depressão. Ela irá curar? Com certeza não! Porém, o fato de ter boas consequências ajuda demais no alívio dos pensamentos, das dores internas, estresse e qualquer outro tipo de problema mais emocional.

Quer mais do que cinco ótimos motivos para se fazer acupuntura? Difícil, né? Esperamos que o conteúdo tenha ficado bem claro sobre do que se trará essa arte maravilhosa e de como ela pode fazer a diferença na sua vida. 30 minutos em uma semana pode tornar você uma outra pessoa, acredite nisso. 

E aí, que tal agendar sua sessão conosco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *