As rugas e marcas de expressão que surgem no rosto são popularmente conhecidas por pés de galinha, elas são um grande incomodo para as pessoas mais vaidosas.

Quando essas marcas de expressão começam a aparecer é sinal de envelhecimento da pele, e não tem idade certa para aparecer, mas normalmente acontecem quando a pele começa a ficar mais flácida. Porém qual o real motivo do aparecimento dos pés de galinha? Genética ou maus cuidados com a pele do rosto?

E é sobre isso que iremos tratar nesse artigo, através dos seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que causa os pés de galinha?

Uma das causas mais comuns só surgimento dos pés de galinha, está ligada diretamente à idade, porém existem diversos fatores que também podem contribuir para essas marcas aparecerem desde muito cedo. São casos isolados, mas há pessoas na faixa dos 20 anos de idade que já se queixam desse incômodo.

A genética é o principal fator de risco no surgimento dos pés de galinha em jovens. Pessoas que tem a pele muito clara também correm um maior risco de desenvolver essas marcas precocemente, isso devido à baixa quantidade de melanina na pele, que a deixa mais vulnerável aos raios solares que influenciam no surgimento de rugas e mascas de expressão.

 Maus hábitos que aceleram o surgimento dos pés de galinha

Além do excesso de sol, a poluição, o tabagismo e até problemas de visão, como miopia, são fatores que contribuem para o aceleramento do surgimento das rugas. Não cuidar da pele corretamente ao logo dos anos também influencia muito, por isso alguns cuidados diários com a pele devem ser adotados o quanto antes como:

Tratamentos

Existem vários tipos de tratamento para diminuir ou até mesmo reverter os pés de galinha, mas antes é necessária uma avaliação para saber qual se encaixa mais a situação da sua pele e idade do paciente.

Um dos principais e mais conhecidos tratamentos são a aplicação de toxina botulínica (botox) na região das marcas. O que elimina a flacidez da pele e a deixa mais esticada, resolvendo o problema das rugas.

Já os tratamentos utilizando laser CO2, podem ser tanto o completo quanto o fracionado. Em ambos o laser é usado para criar queimaduras leves nas áreas do rosto afetada pelas rugas. essa técnica incentiva a produção de colágeno e deixa a pele mais esticada, o que suaviza as marcas. A diferença dos dois procedimentos, é que o fracionado é usado para rugas menores, atingindo apenas a camada superficial da pele.  

Outros tratamentos que também aumentam a produção de colágeno, é a radiofrequência, o ultrassom e o peeling. O peeling é um procedimento que remove a camada superficial da pele usando produtos químicos com o ácido tricloroacético e o fenol no caso dos pés de galinha.

Além de todas essas opções, também há uma cirurgia plástica chamada Blefaroplastia, em que é retirado o excesso de pele das pálpebras, e algumas bolsas de gordura próxima à região dos olhos, mas isso vai depender da situação do paciente.

Mas independente do tratamento usado, o procedimento deve ser realizado por um dermatologista ou cirurgião plástico de confiança.

Aqui na AYAK nós contamos com os melhores profissionais para te ajudar a resolver esses problemas de marca de expressão, então agende sua avaliação!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com quem você acha que irá gostar. e em caso de dúvidas, deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *