O baqueteamento digital é caracterizado por uma deformação nas extremidades dos dedos, que apresentam inchaço e alterações nas unhas, como a ponta dos dedos arredondadas e as unhas mais largas, curvadas para baixo e amolecidas, podendo ocorrer tanto nas mãos como nos pés. 

Ele é conhecido também como hipocratismo digital, é frequentemente relacionado a doenças cardíacas ou pulmonares graves, como câncer de pulmão, tuberculose ou endocardite bacteriana, servindo como um sinal importante dessas enfermidades. Adicionalmente, pode ocorrer devido a alterações genéticas e é comum surgir durante a infância ou adolescência em famílias com histórico da condição.

É fundamental que a avaliação do baqueteamento digital seja realizada por um especialista, que irá determinar o tratamento mais adequado de acordo com a causa subjacente, que pode incluir mudanças no estilo de vida ou medicamentos para tratar doenças pulmonares ou cardíacas e diminuir o inchaço nos dedos.

Os principais sintomas são: 

O tratamento deve ser orientado por um especialista e varia de acordo com sua causa, podendo ser recomendado o uso de remédios ou cirurgia, por exemplo. No caso de ter sido causado por câncer, o médico pode indicar quimioterapia ou radioterapia, sendo que no caso do câncer de pulmão ou outras doenças pulmonares graves, pode ser recomendada a realização de transplante de pulmão, no entanto essa recomendação é pouco frequente. 

Já nos casos em que o baqueteamento digital não está relacionado com doenças respiratórias, o médico pode recomendar o uso de medicamentos específicos para a causa, além de mudança no estilo de vida.

A podologia pode ajudar no tratamento do baqueteamento digital por meio do acompanhamento e tratamento das alterações nas unhas e nos dedos dos pés.

Ele pode avaliar a gravidade do baqueteamento digital e identificar se a causa está relacionada a problemas de saúde como doenças pulmonares ou cardíacas, ou se é resultado de alterações genéticas. Em seguida, ele pode recomendar o tratamento adequado, que pode incluir a indicação de calçados adequados para evitar pressão nos dedos, além do corte e cuidados com as unhas.

Além disso, o podólogo pode orientar o paciente sobre a importância da higiene e cuidados diários com os pés para evitar infecções e agravamento do quadro. 

Conheça já os nossos tratamentos e agende a sua consulta!

É a sua primeira vez com a gente? Temos 15% de Desconto no seu primeiro tratamento!

Acesse aqui: https://ayak.com.br/#aclinica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *