Se você é daquelas pessoas que costuma correr, jogar bola ou praticar algum esporte vez ou outra e chega em casa com os pés machucados e doloridos, pense, agora, nos que levam o esporte como algo profissional. Deve ser difícil cuidar dos nossos principais membros do corpo, né?
Pois é! E isso costuma acontecer bastante por dois motivos:
- Falta de atenção antes dos treinos e práticas
- Falta de atenção depois dos treinos e práticas
Normalmente, quando atletas assumem a posição profissional, eles sofrem muito com dores, unhas encravadas, calosidades e outros problemas pelo fato de não trabalharem com uma prevenção e um cuidado pós-atividade. Se você, que às vezes passa apertado com problemas por dar uma corridinha ou outra, imagine eles. Realmente é algo muito prejudicial e que pode comprometer não só a saúde dos pés, mas também a sua locomoção.
Então, para evitar qualquer situação desagradável, vamos ver os cuidados que você deve ter antes e depois de qualquer atividade a ser realizada. Veja só:
CUIDADOS ANTES DO ESPORTE
1. Tratamento de Podoprofilaxia
Nesta etapa, existe uma atenção especial voltada para os cuidados gerais dos pés. Aqui, com o tratamento de Podoprofilaxia, as unhas são cortadas corretamente, há a hidratação, esfoliação, trato de calos e calosidades, entre outros aspectos que evitam, em um futuro próximo, problemas como unhas encravadas, ressecamento, fissuras, etc.
2. Escolha do calçado ideal
Esse não é novidade para ninguém, mas é sempre importante reforçar. A escolha do calçado correto faz toda a diferença não só para os pés, mas também para a coluna e postura do esportista. Portanto, procure sempre por um produto que seja confortável e lavável. Não se esqueça de escolher boas meias e usar os sapatos antes das atividades para deixá-los ainda mais aconchegantes.
3. Hidratação
Essa serve tanto para antes quanto para depois dos treinos. Hidratar os pés em casa é sempre muito importante, pois, como sabem, evita ressecamentos que, por sua vez, causam fissuras, cortes e desconfortos. Além disso, a hidratação ajuda também na remoção do suor que, se não tiver um cuidado especial, colabora para a propagação de fungos e bactérias.
CUIDADOS DEPOIS DO ESPORTE
1. Alívio das dores
Uma boa orientação que temos é realizar o famoso “escalda-pés”. Consiste em um banho especial para os pézinhos em uma bacia, onde o sal, bolinhas de gude, ervas ou essências são colocados para causar um relaxamento, alívio das dores e bem-estar físico.
2. Higienização
Higienize tanto seus pés quanto os calçados da melhor maneira que puder. A limpeza de ambos evita a proliferação de fungos e bactérias causadoras do conhecido “pé-de-atleta”, popularmente chamado de “frieira”. Se você já passou por isso, com certeza não quer repetir a dose.
3. Trate em casa
Essa é bem simples. Com várias dicas que oferecemos, você pode cuidar dos seus pézinhos no próprio lar, embora essa ação não substitua o tratamento podológico. Procure sempre deixar unhas alinhadas, pés limpos e hidratados, calçados higienizados, enfim, toda aquela atenção básica que você já sabe.
Viu? Cuidar dos pés é bem simples! Se você pratica esportes, precisa de uma atenção redobrada, mas nada que não consiga fazer.
Gostou do conteúdo? Comente aqui!