A dor nas unhas dos pés dos idosos é um problema bastante recorrente, principalmente no momento de cortar as unhas.

Essa dor pode interferir na qualidade de vida do idoso que muitas vezes não buscam ajuda por achar que o incômodo está relacionado a idade.

Apesar do envelhecimento sim contribuir para as dores nas unhas aparecerem, existem tratamentos que podem amenizar esse sintoma. E é sobre isso que iremos tratar neste artigo. Continue lendo para entender melhor.

O que causa dor nas unhas dos pés dos idosos?

Normalmente essa dor está ligada com os efeitos do envelhecimento e com a queda na capacidade de renovação celular.

A falta dessa renovação celular causa o ressecamento das unhas, e a falta de hidratação gera um espaçamento das unhas ocasionando assim as dores ao cortar.

Outro fator que pode contribuir para a dor nas unhas dos pés dos idosos é a deficiência vascular. Esse é um problema comum em pessoas mais velhas e costuma deixar os pés mais sensíveis, além de dificultar a cicatrização dos pés, podendo gerar lesões mais graves.

Por isso que é de extrema importância sempre estar monitorando o aspecto das unhas e dos pés para que no caso de alguma modificação na espessura, cor ou qualquer outra característica seja buscado ajuda de um especialista.

Mas existem alguns cuidados básicos que pessoas da terceira idade podem tomar com os pés, como por exemplo:

Escolha um sapato ideal para idosos

Um sapato inadequado pode causar, calos, bolhas e lesões, além de provocar possíveis quedas.

Por isso escolha sapatos confortáveis, sem costura interna, que possuam calçadeiras que facilitam na hora de calçar, e não se esqueça de verificar o solado.

Busque ajuda de um podólogo

Todas as dicas acima podem ajudar a prevenir ou amenizar o problema de dores nas unhas dos pés dos idosos.

Mas caso essas dores já estejam presentes no seu dia a dia, o ideal é procurar a ajuda de um profissional especializado. Pois ele irá identificar o que está causando a dor e te ajudar com os tratamentos necessários.

Além de te ajudar a manter os pés mais saudáveis.

Agende hoje mesmo a sua consulta com os podólogos da AYAK.

Gostou desse artigo? Então compartilhe, ele também pode ser útil para mais pessoas. E em caso de dúvidas deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *