O diabetes é uma doença que afeta mais de 16,8 milhões de brasileiros, segundo a International Diabetes Federation. 

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro de 2021, foram realizadas 12.639 cirurgias de amputações de membros inferiores, como pés e pernas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes da diabetes. O número equivale à média de 46 procedimentos por dia e é 4,18% maior do que o registrado no mesmo período de 2020 (12.132 amputações).

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta ou da incapacidade para a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Pessoas com diabetes apresentam potencial para o surgimento de úlceras nos pés, uma das complicações mais comuns e que podem levar à amputação de um membro ou parte dele. Estima-se que 25% dos pacientes com diabetes desenvolverão pelo menos uma úlcera do pé durante a vida. Um dado da International Diabetes Federation, de 2019, ressaltou que, mundialmente, a cada 20 segundos um membro inferior – pé ou perna – é amputado em decorrência das complicações da diabetes.

O diabetes pode causar problemas graves nos pés, que incluem a neuropatia, com alteração da sensibilidade, e vasculopatia, com prejuízo da circulação local. Essas duas condições associadas facilitam o aparecimento e a dificuldade de cicatrização das referidas úlceras cutâneas, que podem evoluir para infecções de pele (celulite), infecções ósseas (osteomielite), coleções de pus (abcessos) e até gangrena.

Os sintomas da neuropatia incluem a perda parcial ou total da sensibilidade do pé (toque, temperatura e dor) e alterações da sensibilidade que frequentemente se expressam como formigamento. Em razão disso, os pacientes podem desenvolver bolhas, calosidades ou feridas, mas podem não sentir nenhuma dor.

A diminuição da circulação pode causar mudança na coloração e temperatura da pele e dor isquêmica, muitas vezes incapacitante. Inchaço nos membros inferiores são também mais comuns nos diabéticos em virtude do comprometimento vascular.

Cuidados

Pacientes com diabetes devem redobrar a atenção nas seguintes ações:

Aqui na Ayak nós temos Análise de Risco (Diabetes). Todo paciente diabético precisa ser submetido a avaliação periódica dos pés nas consultas de rotina. Serão 5 testes de sensibilidade nos pés para detectar alguma neuropatia de forma precoce.

Conheça já os nossos tratamentos e agende a sua consulta!

É a sua primeira vez com a gente? Temos 15% de Desconto no seu primeiro tratamento!

Acesse aqui: https://ayak.com.br/#aclinica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *